segunda-feira, 25 de março de 2019

Purim: o feriado cristão sionista

“E em toda província e em toda cidade, quando chegou o mandamento e decreto do rei, houve alegria e alegria entre os Yehudim, uma festa e um feriado. E muitos dos povos da terra professavam ser Yehudim, pois o medo dos Yehudim havia caído sobre eles. ” Ester 8:17 (The Israel Bible ™)


Os cristãos participam de um evento multi-religioso em Jerusalém para celebrar o jubileu da cidade. (Michio Nagata)

Embora Purim não seja uma das festas bíblicas, David Nekrutman , diretor executivo do Centro de Entendimento e Cooperação entre Cristãos e Judeus (CJCUC), observa como o feriado é poderosamente relevante para os cristãos sionistas.

Nekrutman sustenta que a presença do Livro de Ester no cânon cristão é divinamente guiada, destinada a preservar a mensagem de que Deus quer que os não-judeus permaneçam com os judeus contra o anti-semitismo.

"Purim é claramente relevante para os não-judeus", disse Nekrutman ao Breaking Israel News . “Os judeus têm mitsvot específicas (mandamentos da Torá) para comemorar o feriado, mas há claramente uma parte da história em que os não-judeus estão ali.”

Nekrutman citou um verso do Livro de Ester para ilustrar seu ponto, um verso que descreve como os persas não-judeus pegaram em armas ao lado dos judeus na batalha contra as forças de Hamã. Deve-se notar que há comentaristas judeus que interpretam “muitos dos povos da terra que professavam ser Yehudim ” (Ester 8:17) como uma conversão em massa ocorreu naquele momento. No entanto, Nekrutman disse que também é possível interpretar essas palavras como se elas fossem afiliadas aos Yehudim, reconhecendo finalmente o Deus de Abraão, Isaque e Jacó e assumindo algumas práticas judaicas da época, mas sem conversão ao judaísmo.

E muitos dos povos da terra professavam ser Yehudim , pois o medo dos Yehudim havia caído sobre eles. Ester 8:17

"Algumas opiniões dizem que eles se converteram e algumas opiniões dizem que foram pessoas que finalmente perceberam que Deus era o Deus de Abraão, Isaque e Jacó", explicou Nekrutman.

A relevância de Esther hoje para o sionismo cristão é mais sutil do que nunca, observou Nekrutman. "Há certos versos fundamentais que expandiram esse movimento para as dezenas de milhões de pessoas em todo o mundo que apoiam ativamente Israel e o povo judeu:"

Eu vou abençoar aqueles que te abençoam E amaldiçoar aquele que te amaldiçoa; E todas as famílias da terra se abençoarão por vós. ” Gênesis 12: 3

Mas Rut respondeu: “Não me incite a deixá-lo, a voltar atrás e a não seguir você. Para onde quer que você vá, eu irei; onde quer que você se aloje, eu irei me hospedar; teu povo será meu povo e teu Deus meu Deus. Rute 1:16

Pelo contrário, se você ficar em silêncio nesta crise, alívio e libertação virão aos Yehudim de outro lado, enquanto você e a casa de seu pai irão perecer. E quem sabe, talvez você tenha alcançado uma posição real justamente por essa crise. Ester 4:14

"Por sua própria definição, os cristãos usaram o Livro de Ester, que nunca deveria estar em seu cânon", disse ele. “A história cristã dos Padres da Igreja a Martinho Lutero mostrou que o livro era muito judeu e não tinha relevância em um cânone cristão. No entanto, aqui está uma parte do seu cânon de escritura ”.

A inclusão de Ester no cânon cristão foi tão surpreendente que Nekrutman vê um poder maior em ação.

"O livro de Ester não é apenas escrito e canonizado em Tanach (a Bíblia hebraica) pelo Ruach Hakodesh (espírito santo), o estabelecimento do Purim no calendário judaico também é feito pela obra do Ruach Hakodesh", disse Nekrutman. . “Com o mandato de ler Ester duas vezes junto com as outras mitsvot (mandamentos), tais como presentes para os pobres e amigos, parece à primeira vista que este feriado não tem relevância para a comunidade não-judaica. No entanto, David Nekrutman , diretor executivo do Centro de Entendimento e Cooperação Judaico-Cristã (CJCUC), observa que a história de Purim é extremamente pertinente para os cristãos sionistas. Ele sustenta que a presença do Livro de Ester no cânon cristão é divinamente guiada, destinada a preservar a mensagem de que Deus quer que os não-judeus permaneçam com os judeus contra o anti-semitismo.

"Na minha opinião, foi um movimento de Deus para garantir que a veracidade do que este livro significa permanece clara para todos", disse Nekrutman. “É um livro sobre o anti-semitismo, claro e simples. É um livro que identifica o povo de Israel como judeu. É a primeira vez que somos referidos como judeus e a única vez em que nos referimos a nós mesmos na liturgia como judeus e não como Yisrael ”.

Ele se referiu a uma linha do serviço de Havdalá recitada no final do sábado.

Os Yehudim desfrutavam de luz e alegria, felicidade e honra. Ester 8:16

"Isso se refere a nós como judeus", observou Nekrutman. "Não no sentido de Judéia, mas, pela primeira vez, como uma fé."

Nekrutman explicou que a decisão de se juntar aos judeus em sua batalha contra os inimigos dos judeus era uma declaração de fé.

“No final do capítulo oito, pouco antes da batalha, há persas que percebem que o plano de Deus está se desdobrando na história, ou seja, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó”, argumentou. “Esses são idólatras totais, idólatras, que se ligaram à nação de Israel e ficaram ao lado dos judeus. Nesta luta contra o anti-semitismo, os judeus não estavam sozinhos ”.

Este aspecto do Livro de Ester tem uma relevância poderosa que está reemergindo através do sionismo cristão. Por essa razão, Nekrutman sugeriu que os cristãos sionistas deveriam se unir aos judeus em um aspecto do feriado.

"É realmente um milagre que Ester permanecesse no cânon cristão", disse Nekrutman. “Desde os primeiros Padres da Igreja até Martinho Lutero que promulgou a visão teológica da Teologia da Substituição e se divorciou de suas raízes judaicas, um livro sobre uma vitória judaica era muito judaico para as Escrituras Cristãs.” A luta de Ester permanecendo no cânon cristão é bem documentado, mas para o movimento sionista cristão agora citá-lo como seu verso de bandeira para apoiar Israel e o povo judeu é verdadeiramente um movimento de Deus. ”

Ester é o primeiro trabalho sagrado que aborda publicamente a questão do anti-semitismo. A nação de Israel é identificada em Ester como Yehudim , judeus. O argumento anti-semita de Haman de que os judeus são diferentes (Ester 3: 8) ainda está sendo transmitido hoje e usado para cometer atos contra Israel e o povo judeu em todo o mundo. “Cristãos sionistas, nossos queridos amigos, estão se identificando com o povo judeu e assumindo a causa de combater o anti-semitismo. Não seria uma boa idéia para os irmãos e irmãs cristãos ler Esther em Purim com o povo judeu? ”, Comentou Nekrutman.

“Se o sionismo cristão está usando o verso de Ester para ficar com Israel, seria inteiramente apropriado para os cristãos lerem este livro sobre Purim, no dia em que os judeus lessem Meguilat Ester. O livro de Ester é mais relevante hoje do que nunca. Os judeus estão lidando com nossa identidade como fé e como nação. E assim como no livro de Ester, os não-judeus estão conosco. ”


FONTE:
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário aqui ou deixe sua opinião.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

SUA LOCALIZAÇÃO, EM TEMPO REAL.

Blogger Themes

Total de visualizações de página

Seguidores deste canal

Arquivo Geral do Blog

Minha lista de Sites e Blogs Parceiros

Translate this page

Hora Certa